Capitão Nobre

Casa Antiga Tradicional
Olhão - Portugal


Esta casa foi construída no início do século XX, como a maioria das casas no centro de Olhão, tinha sido renovada nos anos 80, com os materiais que eram muito utilizados aqui naquela época: portas de alumínio, azulejos beges no chão, tectos falsos com projectores...em suma, totalmente deslocalizados da essência da casa!

O projeto com a Saudade era, portanto, devolver-lhe o visual antiquado, mas trazer o conforto a que todos estamos acostumados hoje em dia, como aquecimento, instalações sanitárias perto dos quartos ou uma grande cozinha aberta para a sala de jantar.

Os tectos falsos foram partidos e foram descobertas abóbadas sublimes, os azulejos do chão foram destruídos e tivemos a maravilhosa surpresa de descobrir que tinham sido colocados sobre azulejo hidráulico com mais de 100 anos..

A porta de entrada ainda estava no lugar, em mau estado mas o carpinteiro restaurou-a completamente. Todas as portas interiores e exteriores da casa foram feitas de madeira no modelo das portas daquela época com puxadores de porcelana. Tudo isso rapidamente trouxe de volta à vida esta casa na qual ninguém vivia há cerca de vinte anos.

Contei com toda a equipa Saudade e o seu incansável trabalho no projecto e os terraços foram completamente isolados e cobertos com pedra de Santa Catarina (uma espécie de terracota feita a poucos quilómetros de Olhao), o poço no pátio foi renovado e a água é usada para regar as plantas nos terraços, foi também criado um lago no pátio e é verdade que hoje, tanto no Verão como no Inverno, este é o local da casa onde todos gostam de se encontrar.

Depois foi necessário reparar algumas molduras, replicar azulejos hidráulicos em falta que estavam danificadas de forma idêntica, deixar entrar a luz criando clarabóias nos tectos,

escolher as torneiras e as instalações sanitárias adaptadas ao estilo da casa e o resultado esteve à altura das minhas expectativas.

Só me restava vesti-lo e é verdade que eu queria que estivesse limpo, mas não muito, porque a altura do teto permitia a integração de grandes suspensões, por exemplo. A decoração desta casa foi feita em várias etapas e sempre pela equipa Saudade, a fim de entender como iríamos viver nela. No Algarve, o que é muito especial é que vivemos no exterior, nos terraços e pátios a maior parte do tempo, mas quando chegam os 3 meses de Inverno (ameno mas ainda assim Inverno), parece que estamos num casulo, quente mas a luz do sol vem em todos os quartos e é isso que apreciamos particularmente...poder sentir-se bem lá durante todo o ano!

Uma coisa rara nestas casas antigas…

 DEPOIS DAS OBRAS

 ANTES DAS OBRAS