Serpa Pinto

Casa Antiga Tradicional
Olhão - Portugal


Esta casa não faz parte do centro histórico da cidade, mas fica a apenas dez minutos a pé. Foi construída antes de 1951, mas não conseguimos obter qualquer informação sobre a data exacta da sua construção. Quando começámos a renovação desta "casa de banho gigante", - como gosto de lhe chamar devido à sua enorme quantidade de azulejos - não tínhamos ideia de que iríamos encontrar abóbadas ou uma escadaria tradicional. Foi preciso um ano de trabalho para o trazer de volta à vida e restaurar o encanto que tinha perdido...

Algumas paredes foram destruídas para criar espaços maiores porque, nestas casas de pescadores, os corredores servem quartos pequenos e cegos (era necessário poder acomodar famílias grandes em cem metros quadrados). Também criámos clarabóias neste longo corredor escuro. Todas as portas foram feitas em duplo e com uma parte de vidro na parte superior, de acordo com a tradição arquitectónica da cidade, o pátio foi aberto, o poço e a escada redesenhada, e foi construído um quarto com casa de banho no terraço.

As cozinhas foram construídas em cimento para lembrar as cozinhas antigas e todos os pisos foram mudados, naturalmente, dando um aspecto mais tradicional a toda a casa.

Finalmente, a fachada foi completamente restaurada, novamente com azulejos azul-celeste, portas e janelas de alumínio. Estes materiais foram muito utilizados pelos proprietários nas décadas de 70 e 80 porque eram mais baratos do que a madeira e mais fáceis de manter. Por isso cobrimos os azulejos e pintamos a fachada de branco e mudámos a porta e janelas para madeira com persianas interiores de acordo com a arquitectura das casas tradicionais do sul de Portugal.

DEPOIS DAS OBRAS

ANTES DAS OBRAS